Buscar
  • psibrunaleticia

Stress


Outro termo muito utilizado popularmente é o stress, mas poucos sabem que o stress é a maneira com que nosso organismo lida quando nos deparamos com situações desafiadoras (sejam boas ou ruins), que nos exigem adaptação. Ou seja, o stress não é necessariamente algo negativo.

Ao nos depararmos com uma situação que consideramos ameaçadoras nosso organismo produz várias reações orgânicas complexas, entrando no estágio denominado "luta ou fuga", ou seja, nosso corpo se prepara para lutar, para fugir, ou paralisa de forma reativa.

Sendo assim, podemos perceber que ativar este estado de alerta não é algo ruim, ao contrário, é uma estratégia que ajuda a nos preservar, muito utilizada por nós humanos desde nossos ancestrais. O grande problema é estar exposto constantemente a situações estressoras, isso sim, colocaria a saúde em risco.

Ao ativar o estado de alerta, nosso corpo libera muita adrenalina e há uma grande queima de energia: a respiração fica ofegante, o coração acelera, a musculatura fica tensa, a pupila dilata, há aumento de suor,... Tudo para conseguir lidar com a adversidade com menos danos possível.

Entretanto, se nos mantivérmos diante dos fatores estressores sem manejá-los, o nível de cortisol aumentará e se tornará tóxico para o organismo, o nosso sistema auto-imune ficará enfraquecido. Ficaremos assim, mais sucetíveis a apresentar doenças. Então, é importante assinalar que o problema está no stress excessivo.

O stress possui 4 fases:

- Alerta (o stress bom");

- Resistência;

-Quase-exaustão;

-Exaustão.

Cada uma dessas fases possui seus sintomas característicos, os quais podem evoluir quando os fatores estressores não são manejados de maneira adequada.

O stress excessivo está presente em sua vida e você não consegue manejar ou prevenir? Entenda que o foco não pode estar voltado tão somente à resolução de problemas. Pensamentos e crenças irracionais, por exemplo, podem ser fatores estressores internos que favorecem esta condição. Procure um especialista em saúde mental que possa te orientar.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo